Durante as atividades, os produtores tiveram a oportunidade de aprender sobre a composição e os modos de aplicação do bioestimulante.
O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER) - Baixo Jaguaribe - realizou, nos dias 01 e 02 de agosto, uma série de dias de campo nas localidades de Borges, em Russas, Cajueirinho, em Palhano, e no Perímetro Irrigado de Russas. O objetivo dos eventos foi apresentar e iniciar a aplicação do bioestimulante Arbolina, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), em culturas como milho, caju e goiaba, nas cadeias produtivas da Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Caprinocultura de Corte.
O bioestimulante Arbolina é uma inovação promissora que pode oferecer benefícios significativos para os agricultores da região do Nordeste. Desenvolvido por pesquisadores da UNB o produto promete aumentar a produtividade e a qualidade das culturas testadas. Durante os dias de campo, os produtores tiveram a oportunidade de aprender sobre a composição e os modos de aplicação do bioestimulante, bem como os resultados obtidos em experimentos anteriores.
Para avaliar adequadamente os efeitos da Arbolina nas culturas, o PRODETER estabeleceu um prazo de 80 dias para a percepção de resultados. Esse período permitirá aos agricultores realizar aplicações a cada 20 dias e monitorar os efeitos do bioestimulante fazendo as devidas análises para entender o impacto nas culturas e na produção.
Os dias de campo contaram com a presença de Sérgio Luiz Freire Costa e Ravel Mendonça de Matos Lima, ambos Agentes de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, que tiveram um papel fundamental na organização do evento e na interação com os participantes. A presença destes proporcionou uma valiosa oportunidade de esclarecimento de dúvidas e orientações técnicas aos produtores presentes.
O sucesso dos dias de campo só foi possível graças à colaboração de diversas entidades parceiras, entre elas a EMATERCE, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palhano, as Secretarias de Agricultura de Russas e Palhano, o Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte (IFCE-LIMOEIRO DO NORTE), o Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Russas (DISTAR) e o SENAR. Essas instituições desempenharam um papel fundamental na viabilização do evento e na disseminação do conhecimento para as comunidades rurais envolvidas.
Os dias de campo do PRODETER representam uma importante etapa no desenvolvimento agrícola do Ceará, abrindo caminho para a adoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras na agricultura da região.
Agentes de Desenvolvimento: Ravel Mendonça de Matos Lima e Sérgio Luiz Freire Costa
Gerentes de Desenvolvimento Territorial: Francisca Jeânia Rogério Gomes e Agnelo Peixoto Neto
Superintendentes: Eliane Libânio Brasil e Jeová Lins de Sá