A atividade educativa contou com a participação de integrantes das cidades que compõem a Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o apoio da Prefeitura de Russas, realizou nesta sexta-feira (25/08), no Auditório do Campus da UFC/Russas, uma importante reunião de conscientização e orientação voltada para a fiscalização de veículos de urgência e emergência (ambulâncias).
A ação foi ministrada pelo Chefe da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal do Estado do Ceará, PRF Régino Santiago, e contou com a parceria da Superintendente da Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe, Mere Benedita, além da participação dos secretários municipais de saúde e representantes dos setores de transportes dos Municípios que compõem a Macrorregião, que é formada por 20 cidades.
Foi um momento educativo que teve como finalidade aprofundar o conhecimento das exigências para a prestação do serviço com segurança envolvendo veículos de urgência e emergência, e em observância às normas de trânsito, que são fundamentais para que as ações de fiscalização não gerem transtorno ou descontinuidade deste serviço.
A iniciativa faz parte da Operação Nacional de Segurança Viária 2023 que consiste em um conjunto de ações contínuas para reduzir a violência no trânsito, materializada através dos acidentes de trânsito, principalmente aqueles relacionados às causas mais expressivas como ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, falta de uso do capacete, excesso de velocidade, tempo de descanso e utilização do telefone celular durante a condução de veículos. Condutas essas que, historicamente provocam índices elevados de letalidade.
Essas ações primarão pela integração com diversos entes governamentais e da sociedade civil relacionados com a segurança no trânsito, com atuação simultânea, contínua, coordenada e sistêmica, dentro dos respectivos eixos de competência, a fim de somar forças para reduzir a violência no trânsito e os custos sociais dela decorrentes.