A iniciativa conta com uma vasta programação composta por atividades de educação, atendimento de saúde e vacinação, além da feira de adoção.
Com o tema "Quem ama, protege e cuida", a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza até amanhã, 05 de outubro, a Primeira Semana da Proteção Animal de Russas, que inclui uma ampla programação composta por várias atividades de educação, atendimento de saúde e vacinação, além da feira de adoção.
Ontem (03), ocorreu o lançamento da ação na rádio SomZoom Sat. Também houve o lançamento da plataforma virtual de adoção de animais e a abertura das inscrições para o Programa Castrapet. Além disso, foi realizada uma blitz educativa com o tema "Eu freio para animais" na Avenida Dom Lino, em parceria com o DEMUTRAN e grupos defensores da causa animal.
Nos dias 4 e 5 de outubro, a programação continua com ações educativas nas escolas da rede municipal de ensino, incluindo palestras, rodas de conversa e produções literárias, musicais e teatrais. No período da tarde, a partir das 17h, na Praça do Estudante, haverá tendas de vacinação, com avaliação veterinária, aplicação de vacina antirrábica, carrapaticida, distribuição de amostras de ração, vitaminas e brindes.
A Semana da Proteção Animal visa incentivar a adoção responsável e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde dos animais. Entre esses cuidados, destacamos a castração, que traz benefícios para a saúde dos animais, como a redução do risco de desenvolvimento de câncer, a diminuição da frustração sexual e do comportamento de cio, o fortalecimento da saúde uterina das fêmeas e prostática dos machos, além de tornar os pets mais dóceis e menos agressivos.
O link de acesso à plataforma virtual de adoção de animais e às inscrições para o Programa Castrapet está disponível no Russas Digital, na aba Meio Ambiente.