O município já havia obtido a nota 10 no primeiro quadrimestre deste ano
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu novamente a nota máxima de 10 no Programa Previne Brasil, tornando-se a primeira do País e do Estado entre os municípios de médio porte, com uma população de 50 a 100 mil habitantes.
O Previne Brasil avalia o desempenho das equipes da Atenção Primária à Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF), com base nos seguintes indicadores: atenção qualificada ao pré-natal, coleta de citologia do colo uterino, vacinação para menores de um ano e atendimento de saúde para diabéticos e hipertensos.
Esses indicadores são consolidados em um único índice, o Indicador Sintético Final (ISF). O município de Russas teve uma excelente evolução nos últimos anos, subindo de uma nota de 5,6 em 2020 para 8,35 em 2021, seguido de 9,25 em 2022. Agora, obteve a nota máxima por duas vezes consecutivas, no primeiro e segundo quadrimestres deste ano.
Esta conquista é mérito de todos os envolvidos na saúde do município, especialmente dos profissionais das 27 equipes da Atenção Primária, que trabalham incansavelmente para atender a esses indicadores, garantindo, assim, uma saúde cada vez melhor para a população de Russas.