A meta para este ano de 2023 é beneficiar 39 pessoas idosas, somente no município de Russas.
O Instituto Idear, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Ceará (CEDI), a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, as empresas patrocinadoras, a Prefeitura de Russas, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou hoje (24) a aula de abertura da segunda edição do Projeto Chá Tecnológico e Social Itinerante. A primeira edição aconteceu em 2022, beneficiando 35 pessoas idosas com mais de 60 anos. A meta para este ano de 2023 é beneficiar 39 pessoas idosas, somente no município de Russas.
O objetivo do projeto, voltado para pessoas da terceira idade em Russas, é conectar gerações e realizar o sonho da independência digital das pessoas idosas. Ele busca aproximar diferentes gerações, promover o encontro de pessoas e possibilitar o acesso a um mundo de novos aprendizados por meio da inclusão sociodigital. É realizado em parceria com a Prefeitura de Russas, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O Chá Tecnológico e Social oferece uma formação completa para facilitar a vida diária dos alunos no mundo digital. Os tópicos abordados incluem o uso de celulares, realização de videoconferências, familiarização com redes sociais (WhatsApp, Facebook, YouTube e outros), pesquisa na internet, utilização de aplicativos bancários, solicitação de serviços de transporte (como Uber e 99 Pop), compras e vendas online, acesso à música e filmes na internet, e muito mais. Além disso, o projeto oferece minicursos e oficinas abrangendo temas como culinária, desenvolvimento cognitivo, música, saúde e outros de interesse para a geração acima dos 60 anos.