Mais de 100 profissionais, das duas categorias, concluíram o curso.
Na manhã desta quinta-feira (09), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou a formação dos cursos Técnico de Agentes Comunitários de Saúde e Técnico de Agente de Endemias do Programa Saúde com Agente.
Mais de 100 profissionais, sendo 71 Agentes de Saúde e 41 Agentes de Endemias, concluíram o curso. Eles receberam certificados de conclusão, fardamento e ainda material de uso coletivo, como aparelhos para aferição de pressão arterial, glicosímetro, lancetas e fitas de glicemia. Esses equipamentos são importantes para as atividades práticas contempladas no curso.
O Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O Programa visa formar Agentes Comunitários de Saúde, teórica e tecnicamente, capacitando-os para atuar na identificação, prevenção e controle de doenças e agravos. Além disso, busca aprimorar os processos de trabalho, orientando-os por indicadores de saúde integrados à vigilância em saúde. O objetivo também é formar Agentes de Combate às Endemias, capacitando-os para a identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local. Esses fatores podem estar associados a aspectos biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais, visando a identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.