O objetivo da conferência foi promover o diálogo, a discussão e a elaboração de propostas para fortalecer as políticas públicas.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), juntamente com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou ontem, 21, no Campus da UFC, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, abordando o tema: "Cenário atual e o futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo".
O evento contou com a participação de representantes de diferentes segmentos da gestão pública, de pessoas com deficiência e da população em geral. O objetivo da conferência foi promover o diálogo, a discussão e a elaboração de propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
Para o presidente do CMDPD, Elinardo Rodrigues, o momento é único para o Conselho, que aguardava a realização da conferência para discutir as leis que abrangem as pessoas com deficiência e propor alternativas que visem melhorar a qualidade de vida desse público.
Já para Samuel Chaves, integrante do Conselhos Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento é fundamental para ouvir as demandas das pessoas com deficiência. A partir dessas informações, é possível elaborar propostas para a construção de políticas sólidas que garantam os direitos da população com deficiência.
Foram discutidos os seguintes eixos temáticos:
Eixo Temático 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência;
Eixo Temático 2: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
Eixo Temático 3: Financiamentos da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
Eixo Temático 4: Cidadania e acessibilidade;
Eixo Temático 5: Os desafios para a comunicação universal.