As inscrições acontecerão nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro (quarta e quinta-feira).
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), informa que será aberto o processo de inscrições para formação de uma turma do Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Aprendiz. As inscrições acontecerão nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro (quarta e quinta-feira), no Centro Vocacional Tecnológico - CVT (Travessa Pedro Araújo, S/N), nos seguintes horários: quarta (8h às 12h e 14h às 17h) e quinta (8h às 12h).
Podem se inscrever jovens de 18 a 22 anos, que tenham concluído o ensino médio em escola pública e que pertençam a famílias cadastradas no Cadastro Único (que deve estar atualizado).
Os documentos necessários são: ficha de inscrição devidamente preenchida (anexa abaixo), currículo (com foto), certificado de conclusão do ensino médio, folha resumo do CADÚNICO (atualizada), além de cópias do CPF, RG, carteira de trabalho (identificação e primeira página do registro), reservista (para homens) e comprovante de residência. A não apresentação desses documentos solicitados implicará na desclassificação do candidato.
É importante destacar que a seleção será realizada pelas empresas parceiras e que aqueles que já participaram como Jovem Aprendiz não estão elegíveis. O jovem deverá ter disponibilidade de dois turnos diários para trabalho e curso, de acordo com o horário da empresa que selecioná-lo e das aulas do programa.
Dia 30 de janeiro (terça-feira), ocorrerá uma Oficina Preparatória para o Mercado de Trabalho, às 13h30, no CVT. O jovem que deseja se inscrever no Jovem Aprendiz deverá participar da oficina.
Primeiro Passo/Jovem Aprendiz
O Projeto Primeiro Passo, linha de ação Jovem Aprendiz, faz parte da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará e atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Russas. O programa tem como foco principal a inserção de jovens no mercado de trabalho, sendo esses oriundos da rede pública de ensino, com faixa etária de 18 a 22 anos, que tenham concluído o ensino médio. Eles participam de cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, são inseridos em empresas privadas. Os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, material didático e são remunerados pela empresa (Lei de Aprendizagem n° 10.097 de 19/12/2000).