Cinco entidades e coletivos culturais, que atuam no campo artístico e sociocultural, foram contemplados.
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), realizou na manhã de hoje (30), no Céu das Artes (Lagoa do Toco), a solenidade de certificação de entidades e coletivos culturais, que atuam no campo artístico e sociocultural, como Pontos de Cultura de Russas.
As entidades certificadas foram Pastoril Renascentes do Sertão, Instituto Caiçara, Ninho do Beija-Flor, Negritudes: Africanidade é a Nossa Marca e OFICARTE TEATRO & CIA. Esses coletivos foram selecionados por meio do Edital de Chamamento Público Cultura Viva, lançado pela SECULTE.
A certificação integra essas entidades à Rede Municipal Cultura Viva, alinhando-se aos preceitos estabelecidos na Lei Municipal n.º 2.132/2023, que institui a Política Municipal de Cultura Viva de Russas. Além de comprovar que esses coletivos desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, também evidencia sua contribuição para o acesso, proteção e promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no município, beneficiando aproximadamente 550 pessoas por meio de suas ações culturais.
O evento também incluiu uma palestra com articuladores da Rede Cultura Viva do Estado, os quais destacaram as atribuições e a importância de se tornar um ponto de cultura.