Durante o evento, também ocorreu a aula inaugural da primeira turma 2024/2025.
A Prefeitura de Russas, por meio da Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou ontem (26), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a solenidade de certificação de três turmas, 2022/2023 e uma turma 2023/2024, da linha de ação Jovem Aprendiz do Programa Primeiro Passo.
Ao todo, 54 jovens foram certificados, sendo 17 do curso de Vendedor de Comércio, e 37 dos cursos de Assistente Administrativo. Esses jovens, durante 11 meses, concluíram uma carga horária de 1.280 h/a de aprendizagem, sendo 400h teóricas e 880h práticas.
É importante destacar que, além de participarem dos cursos de iniciação profissional, eles tiveram seu primeiro contato com o mercado de trabalho, já que simultaneamente foram inseridos em empresas privadas, adquirindo boa experiência para o primeiro emprego.
O programa contemplou jovens, com faixa etária de 18 a 22 anos, vindos da escola pública de ensino e das comunidades com índice de vulnerabilidade social. A iniciativa é muito importante, pois resgata a autoestima e promove a inclusão social.
Na oportunidade, as empresas parceiras, que são: Supermercado Granjeiro, Grupo Leleo, Farmácia Pague Menos, Cagece, Escola Unecim, Macavi, Kanto da Moda, Maedu e Unimed Vale do Jaguaribe, foram contempladas com certificados em reconhecimento por sua grande importância para o desenvolvimento do programa.
Aula Inaugural
Durante o evento, também ocorreu a aula inaugural da primeira turma 2024/2025 do Programa Primeiro Passo/Jovem Aprendiz. A nova turma é composta por 16 jovens que foram selecionados pelas empresas parceiras do projeto. Eles participam de cursos de iniciação profissional e são inseridos simultaneamente em empresas privadas. Os inscritos neste programa recebem fardamento, material didático do projeto e são remunerados pela empresa, conforme a Lei de Aprendizagem n° 10.097 de 19/12/2000.