Apenas os grupos prioritários podem tomar a vacina da influenza.
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informa que a Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) no município terá início amanhã (13) e seguirá até o dia 31 de maio de 2024. Inicialmente, apenas os grupos prioritários podem tomar a vacina da influenza. A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, nos seus horários de funcionamento.
A Campanha acontece sempre entre os meses de abril e maio e sua antecipação faz parte de uma estratégia nacional para reduzir a circulação do vírus causador da doença e, dessa forma, reduzir as complicações, as internações e a taxa de mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação.
É importante destacar que pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves, além de casos confirmados de Covid-19, devem adiar a aplicação até a melhora do quadro.
Apenas os grupos prioritários ou "de risco" estabelecidos pelo Ministério da Saúde podem tomar a vacina da influenza. Confira quem está apto:
· Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
· Trabalhadores da Saúde;
· Gestantes em qualquer idade gestacional;
· Puérperas até 45 dias pós-parto;
· Professores do ensino básico e superior;
· Idosos com 60 anos ou mais de idade;
· Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
· Profissionais das Forças Armadas;
· Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
· Pessoas com deficiências permanentes;
· Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.