O evento aconteceu na manhã de ontem (22), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
A cidade de Russas sediou na manhã de ontem (22) o V Encontro Regional das Escolas Legislativas. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do secretário de governo do município, Girleudo Lourenço, e também de representantes das Câmaras Municipais de 16 municípios da Região do Vale do Jaguaribe (Russas, Alto Santo, Beberibe, Ererê, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Orós).
Na oportunidade, a Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE) assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a criação de escolas legislativas nesses municípios.
Posteriormente, a UNIPACE passará a ofertar cursos gratuitos que promoverão formação e capacitação aos parlamentares e servidores públicos municipais.
Os cursos e serviços ofertados atualmente pela UNIPACE são: Cursos de Especialização Latu Sensu, Cursos de Mestrado (por meio de parcerias interinstitucionais), Cursos de Idiomas (inglês, francês e espanhol), Cursos de Extensão de curta e média duração (presencial, EAD e em formato híbrido), Seminários e eventos de interesse do setor público e o Projeto Superação - Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Após esse encontro, já são 100 escolas legislativas implantadas no Interior do Ceará. A missão da UNIPACE é alcançar todos os municípios cearenses, na perspectiva de um parlamento aberto, promovendo a democracia e a responsabilidade social.
Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE)
A Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, instituída por meio da Resolução nº 555, de 10 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de julho de 2007 e atualizada administrativamente pela Resolução 698/2019.
O órgão tem como atribuição promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Assembleia Legislativa, bem como das entidades públicas do Estado e dos Municípios, compreendendo, em especial, programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.