A campeã apresentou o espetáculo que teve como tema "O Arara do Brasil"
Após duas noites de muita alegria, cores e apresentações empolgantes, o Russas Junino 2024 conheceu sua grande campeã, a quadrilha Folia no Sertão, da cidade de Itatira-CE. O grupo junino conquistou o público e os jurados com a brilhante apresentação que teve como tema "O Arara do Brasil".
A vice-campeã foi a
Junina Babaçu, de Fortaleza, e a quadrilha Zé Testinha, também da capital cearense, conquistou a 3ª colocação, completando a relação das 03 premiadas.
Além do título, a Folia no Sertão conquistou também o prêmio destaque de melhor casal de noivos. Já o destaque de marcador foi para a quadrilha Zé Testinha e a de melhor rainha foi para a junina Flor do Caju.
No total treze grupos juninos disputaram o Festival. Além das 03 vencedoras, passaram pela Arena Arraiá da Margarida as seguintes quadrilhas: Junina Renascer (Tabuleiro do Norte), Filhos do Sertão (Limoeiro do Norte), Festeja Siará (Quixeré), Filhos do Sertão (Fortaleza), Arriba Saia (Várzea Alegre), Filhos do Sol (Caucaia), Benjamim Constant (Russas), Flor do Sertão (Jaguaretama), Girassol do Sertão (Russas) e Flor do Caju (Pacajus).
O evento contou ainda com as apresentações dos grupos juninos locais Chama Ardente (Sítio Bandeira), Grupo Cultural Governador Flávio Marcílio, Junina Sonho Nordestino (Sítio Canto), além da quadrilha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Russas Junino 2024
O RJ2024, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade, aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, cumprindo com o seu objetivo de valorizar a
cultura popular e a tradição das quadrilhas juninas, além de promover a integração e a alegria para os russanos e as comunidades participantes.
O evento foi grandioso, com uma programação especial que contou com festival de quadrilhas, muito arrasta-pé com os artistas da terra e os shows musicais com os cantores Chambinho do Acordeon, Gil Mendes e o forrozeiro Zé Cantor.
Durante o RJ, o coração da cidade, na área que compreende as praças do Estudante, Manoel Matoso Filho e Monsenhor João Luís, se transformou numa verdadeira cidade junina com diversos cenários para registros fotográficos, além de uma variedade de comidas típicas.
Destacamos que, neste ano, o Russas Junino tornou-se um evento mais inclusivo com a disponibilização de abafadores de ruídos para autistas, a participação de intérpretes de libras, além de banheiro acessível para cadeirantes.
O evento, que contou com a presença de um grande público, foi uma realização da Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), em parceria com o Instituto Caiçara.