Alunos e professores contemplados participarão da solenidade de premiação no dia 13 de dezembro em Fortaleza.
A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) divulgou a lista dos estudantes e professores de Russas contemplados nos concursos do Programa Agrinho 2024, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE).
O referido Programa visa realizar um trabalho pedagógico junto às crianças e adolescentes da zona rural. Em 2024, as 20 escolas rurais de Russas, coordenadas pelo professor Deusirê Lima, participaram ativamente das ações e dos concursos nas categorias de desenho, redação e experiência pedagógica.
Em Russas, foram contemplados os seguintes participantes:
Na categoria Desenho (2º e 3º ano): Aluna Josiane da Silva Sousa e professora Rosilânia Maria Ferreira de Araújo - Escola Municipal Ciríaco Leandro Maciel (Peixe);
Na categoria Redação (4º e 5º ano): Aluna Maria Annikely da Silva e professora Maria Jailza da Silva Rocha - Escola Municipal Francisco Sérgio Rebouças (Bento Pereira);
Na categoria Redação (8º e 9º ano): Aluna Leoany Alves e Silva e professora Jocélia Ribeiro Sousa - Escola Municipal Padre Marcondes Matos Cavalcante (Jardim de São José).
Na categoria Experiência Pedagógica, estão classificados os seguintes professores:
Felipe de Sousa Lima - Escola João Rebouças do Amaral (Capim Grosso);
Enigrácia Ubalda da Silva Rodrigues - Escola Dr. José Martins de Santiago (Parelhas);
Josivânia da Silva Maia - Escola Nossa Senhora de Fátima (Bom Sucesso);
Ellen Nara Bandeira Fonseca - Escola Francisco das Chagas Lima (Lagoinha);
Ruan Carlos Mendes - Escola São Gerardo (Ramal de Flores);
Ana Paula dos Santos Carmo - Escola José Ricardo de Matos (Ingá);
Vanda de Araújo Lima - Escola Zina Moreira (Timbaúba de Nossa Senhora das Dores).
A solenidade de premiação acontecerá no dia 13 de dezembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Programa Agrinho
O Agrinho é um programa desenvolvido pelo SENAR, em parceria com as secretarias municipais, que aborda temas importantes como meio ambiente, saúde, cidadania, entre outros. Essas temáticas são exploradas junto às crianças e adolescentes rurais, por meio de um trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas que são locais de formação. A finalidade é enriquecer a qualidade de vida do campo, através da construção de novos valores de resistência e renovação da realidade na zona rural. Em 2024, o tema abordado foi "Meio Ambiente. Tecendo Conexões: ciência, inovação e ética".